|
Governo recebe das Centrais Sindicais propostas para combater a crise.
01/12/2008
Por: Assessoria de Impresa da For?a Sindical
Como uma ação preliminar da 5ª Marcha da Classe Trabalhadora marcada para o dia 3 de dezembro, em Brasília, as centrais sindicais (Força Sindical, CGTB, CTB, CUT, Nova Central e UGT) entregaram dia 26 de novembro documento unitário aos ministros da área econômica e ao presidente Lula com propostas para combater a crise financeira internacional.
Reivindicações básicas: geração de emprego, distribuição de renda e crescimento econômico. São medidas que fazem parte da "Agenda dos Trabalhadores para o Desenvolvimento", um conjunto de propostas que apontam para a implementação de políticas de distribuição de renda, redução do desemprego e da informalidade, de promoção do desenvolvimento e do crescimento econômico e da ampliação dos espaços de participação democrática.
O movimento sindical adverte que, diante dos riscos de desaceleração da economia, o país precisa de políticas e de medidas de contrapartidas sociais para a proteção dos trabalhadores e do povo. "Mas apoiamos as medidas emergenciais já tomadas pelo governo", diz o documento.
Apesar disso, os trabalhadores estarão na Capital Federal para pressionar o governo e o Congresso a tomarem medidas para manter o emprego e o crescimento. O secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, o Juruna, reafirmou que tem aumentado o número de empresas que concederam férias coletivas, que adiaram ou suspenderam investimentos e as que já estão demitindo. |
|